+351 968 417 352 paulo@pjb.pt

Isabel Ventura

Foi selecionada para best playlist do spotify na Rádio Francesa.

Isabel Ventura

JAZZ EM MIRANDÊS!

É um projeto original, distinto. Pretende-se aplicar os sons identitários da língua mirandesa ao idioma jazzístico, ousando uma mescla, com um resultado musical surpreendente.

 

Dois idiomas que se fundem nesta linguagem universal. Trata-se de um projeto já consubstanciado numa edição fonográfica de um disco de vinil e da sua disponibilização nos canais de divulgação online.

 

Após uma apurada pesquisa de autores que escreveram nesta língua, surge Amadeu Ferreira, figura ilustre das letras, defensor da língua e cultura mirandesas, autor de vários livros de poesia nesta língua, sob o pseudónimo de Fracisco Niebro. Pelo contacto com os seus descendentes, também estes muito ligados a esta cultura e à língua mirandesa, foi possível ter acesso à obra de Amadeu Ferreira, não disponível no circuito comercial. Associar o mirandês ao jazz pode parecer, à primeira vista, uma tarefa incompatível: soa artisticamente como uma junção improvável, mas, por isso, mais estimulante e até provocatória.

Trabalhar uma língua antiga que tem uma aspereza natural, rústica, contrapondo-a a um género musical contemporâneo e com uma idiossincrasia muito própria, não é antagónico. É uma harmonização de contrários. Acresce a defesa de uma língua – parte da nossa cultura – através de um género musical específico, permitindo comunicar e levar conhecimento além-fronteiras.

“Nun me Lhembra de Squecer é um desafio e mais um passo para a preservação do mirandês. “Toda a língua, para estar viva, tem de ser falada” (no conceito deste projeto, “cantada”).

Quer saber mais?

Quer agendar um concerto?

Pedir um orçamento?

Fale connosco!

 

14 + 1 =

Outros

Artistas representados

 

Álvaro Cortez

Foi premiado com o 2º lugar no concurso “Anatólio Falé” – Lagos, em 2010; 1º lugar no concurso “Jovens solistas” inserido na Capital Europeia da Juventude (Braga CEJ) em 2012; 3º prémio no “Prémio Jovens Músicos” – percussão, nível superior, em 2013, com apenas 19 anos; 1º prémio no “Concurso Mosicale Europeu – Cittá di Filadélfia” – Itália, em 2014; 2º prémio (sem primeiro) no “Internacional Marimba Competition ” (PAS Greece) – Grécia, em 2014. 

Quíron Quartet

Apenas formado em 2020, o Quarteto Quíron, que conta com músicos graduados das melhores faculdades da Europa, conta já com performances em países como Portugal, França, Bélgica e Holanda e são laureados de concursos internacionais como Danubia Talents Wiener Klassiker” 2021 na Áustria e Kings Peak International Music Competition 2021 nos Estados Unidos da América.

Pedro Emanuel Pereira

Com apenas 15 anos, Pedro Emanuel Pereira venceu o Concurso Internacional de Piano “City of San Sabastian”, em Espanha, na categoria Superior até 24 anos. Um ano depois fez o seu «Debut» na Casa da Música, no Porto.

Indigo Quintet

O Indigo Quintet venceu o Concurso de apoio à Edição Fonográfica de Interprete de Música Contemporânea organizado pelo Município de Braga e pela Braga ́27.