Álvaro cortez
“He brings the musical possibilities to the highest standards”
Jaume Santoja – Maestro City Of Birmingham Symphony Orchestra
Álvaro Cortez Lourenço Alves
Iniciou os seus estudos musicais aos treze anos na “Banda Musical de Oliveira” (Barcelos), tendo como primeiros tutores Alberto Bastos e Samuel Bastos (oboé). No ano seguinte ingressou no Conservatório de Música Calouste Gulbenkian de Braga, na classe de Helena Pereira e Hugo Vieira. Foi selecionado para se juntar à Orquestra de Jovens dos Conservatórios Oficiais de Música (OJ.com) quatro anos consecutivos (dois como chefe de naipe). Com apenas dezasseis anos apresentou-se pela primeira vez a solo com a “Orquestra Gulbenkian de Braga” e com a tenra idade de dezassete anos fez a sua estreia a solo com orquestras profissionais, executando o concerto para marimba e orquestra de E. Sejournee com a “Orquestra do Norte”.
Terminou o seu percurso pelo Conservatório com vinte valores, ingressando na Universidade do Minho sob a tutela de Nuno Aroso. Aí terminou a sua licenciatura, também com nota máxima. A progressão académica/musical continuou pela Hanns Eisler Hochschule fur Musik em Berlim onde estudou percussão orquestral com Rainer Siegers e Franz Schindlbeck, pelo Conservatoire de Musique et Dance de Lyon, estudando percussão solista com Jean Jeoffroy, e em Antuérpia, onde estudou marimba com o afamado virtuoso Ludwig Albert.
Foi premiado com o 2.º lugar no concurso “Anatólio Falé” – Lagos, 2010; 1.º lugar no concurso “Jovens solistas” inserido na Capital Europeia da Juventude –Braga CEJ, 2012; 3.º prémio no “Prémio Jovens Músicos” – percussão, nível superior, em 2013 (com apenas dezanove anos); 1.º prémio no “Concurso Mosicale Europeu – Cittá di Filadélfia” – Itália, 2014; 2.º prémio (sem primeiro) no “Internacional Marimba Competition ” (PAS Greece) – Grécia, 2014.
Foi também galardoado com o 3.º prémio num dos concursos mais importantes no panorama percussivo mundial – “Jeju International Competition”, na Coreia do Sul, apelidado pela imprensa coreana com o “ARD” asiático. Recentemente foi-lhe atribuído o 6.º prémio no que se pode chamar de “Queen Elizabeth Competition” para Marimba – “Universal Marimba Competition” que se realizou na Bélgica. Além desta magnífica posição, foi-lhe entregue o “Special Young Talent Prize” e o prémio para melhor interpretação de todo o concurso, atribuído pelo presidente do júri – Igor Lesnik.
Desempenhou funções de percussionista na “Antwerp Symphony Orchestra” entre 2015 e 2018, abdicando a sua posição para assinar um contrato com a “Smile Artistic Management” em Barcelona. Foi recentemente convidado para ser artista residente da “Antwerp Camerata” durante as próximas duas temporadas. Além disso, destacam-se concertos com a Orchestre Philarmonique de Liege, Orquestra Nacional do Peru, Orquestra Nacional do Chile, Orquestra Nacional da Costa Rica e Brussels Philarmonic. Irá estar presente nas programações do “Theatro Circo” e “Casa das Artes” em Portugal; “Bozar”, “Flagey” e “Queen Elizabeth Hall” na Bélgica, “Vatroslav Lisinsky Concert Hall” na Croácia e “Gran Teatre del Liceu” em Barcelona. Estão também agendadas colaborações com Isabel Romero, Martin Grubinger, Ludwig Albert, Pedro Lima, Carlos Brito Dias, Sol Gabetta e Maria João Pires.


